RIO SÃO FRANCISCO É DE DOM INOCÊNCIO PIAUÍ.


Belo trabalho que Macelo Damasceno está fazendo pelo aniversário de 30 anos de Dom Inocêncio Piauí. Como sabemos, tudo veio do velho Curral Novo, dos vaqueiros, tropeiros, comerciantes, fazendeiros e lavradores, que é terra do bode e dos sanfoneiros muita gente sabe.
Lembro-me quando da emancipação, eu falava para Berto Mendes de Baixão dos Mendes, um homem de confiança de Padre Lira, se seria uma boa coisa para Dom Inocêncio; Berto, em sua sabedoria me respondeu, que pior não ficaria. São Raimundo quase não cuidava do interior e pelos menos ficava mais perto do poder municipal. Achei que ele estava certo e calei-me.
Quero dizer que mesmo distante tenho algumas considerações a fazer. Sobre os homens do interior que fizeram parte deste sucesso do município Dom Inocencio. Os Marianos de Ladeira são um povo inteligente. De Angical: tio Zé Lopes e Alfredo comerciantes e fazendeiros. De Rosilho Marcos Damasceno já falou e bem. De Salgado, Firmo, Estevão, Matias e Mamede, mais embaixo Gabriel outro amigo do Padre Lira, que muito o respeitava. Sem esquecer Antoninho do Saco.
Em Poção, Plinio Ribeiro com seu filho Raimundo, foram quem construíram a estrada para Dom Ioncencio com seu próprio dinheiro para poder viajar a Petrolina. Moreira, Pedro Ferreira, João Marinho, Tito Américo; Cornélio e professor Irineu muito considerado pelo Padre Lira.
Lagoa dos Currais, Manoel Auto e Mariano Marcos foram os pioneiros que recebiam o padre nas desobrigas. Ah, não esqueçam os inocentinhos que o Rio São Francisco é nosso, ele não saiu em Dom Inocêncio por preguiça. Com um pequeno canal ele é piauiense. Brincadeira a parte.
Salve Dom Inocêncio, terra da fartura, de alegria forró e muita cultura.
Esse humilde inocentinho desertado.

NHOZINHO XV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM CAVALO LAPA SP.

POBRE X RICO INVERSÃO:

SANFONEIRAS MULHERES: