FILHOS DE RUFINA:
Este lugar é São Pedro no município Dom Inocêncio-Piauí. fica no sudeste piauinse, distante da Capital 700 km, e para cidade mais próxima, 50 km hoje, antes para São Raimundo era 90 km. Pois bem aqui Rufina filha de Maria Lina nasceu e criou os filhos no total de oito, morreram três. Foram tempos difíceis, mulher viúva ou sem marido sofria, naquele tempo não havia benefícios do governo, só muito trabalho duro. Mas rufina não frequejou ensinou as primeiras letras as meninas, os filhos de Rufina a maioria eram mulheres e tre homens. Quando pode mandou as mais velhas pegar umas aulas com professor, que mesmo precário, sabia pouco o mestre, era melhor que nada; outros filhos Neusa e Julieta ensinava o pouco que sabiam. Diz um Adão filho homem de Rufina que aprender a ler com irmãs era péssimo, na opinião de Adão irmão não inspira respeito. Como diz um dito popular, quando não se tem cachorro, caça com gato. Adão por ser macho viajava para outros lugares e quando chegava em casa sempre trazia uma palavra nova que entre eles, sem rádio e poucos livros; fazia um sucesso tremendo. Um dia Adão ouviu dos cunhados em Coronel José dias, antes barragem brigando por causa de caminhão velho, quando um dos homens falou que se conselho fosse bom, seria vendido! Adão nunca tinha ouvida aquele conceito. Chegando em casa contou para seus irmão que logo também ficaram usando esta palavra em seu vocabulário. Outra viagem Adão ouviu contar que em crime passional em outra região, as autoridades ouviram um senhor que poderia informar alguma coisa, quando este, não querendo comprometer-se disse: Sr. delegado não sei de nada porque quando cheguei perto do cadáver fiquei todo amedrontado! Para o menino bom de ouvido o vocabulário do senhor era diferente do seu, (cadáver amedrontado)!
Contou para as meninas que também acharam bonito a fala do senhor. Os filhos de Rufina brigavam como muitos irmãos, mas que eram criativos, isso sim, nas brigas dizem que Adão falava se vingando para as irmãs mais velha que elas iriam morrer primeiro por ser mais velha. na mente de Adão é lógica o mais velho morrer primeiro. Havia festa antes batiam em latas depois que Adão ainda menino foi par São João do Piauí em uma seca de 1970, quando veio trouxe um realejo gaita de boca e logo tocava com seus irmão irmãs e um primo Cipriano. Foi um tempo em que faltava muita coisa, mas havia alegria entre eles e muito sonho. Neusa era mais trabalhadora que os outros. não parava de fazer rede de caroá para pegar um dinheirinho. Adão veio comprar uma ferramentas nesta época do trabalho na SUDENE, como Adão era meio sem coragem de fazer roça, pelo menos servia para tirar mel das abelhas que chegaram no Piauí nos anos 1966. Esta abelha foi uma maravilha para o sertanejo. Adão saiu muito novo par São Paulo e seu irmão do meio cabra de coragem fez roças graças a um machado e facão deixado por Adão.
Hoje neste lugar berço querido não tem mais esta casa onde todos nasceram; resta este Juazeiro, quando Adão vem aqui chora intimamente viaja pelo passado... DEMPARASO
Comentários