TOCAR, VIOLÃO SANFONA FOI VADIAGEM.


sábado, 4 de maio de 2019

Em um tempo não muito distante quem tocava violão nas cidades era preso por ser considerado um malandro o mesmo ocorreu com sanfoneiros de oito baixos. Luis Gonzaga relatou isso que ouvia da mãe dona Santana. O cara teria de enfrentar esse preconceito para tocar sanfona e violão, uma pena, pois música alegra nossas almas e nos deixa menos bruto. Mas nas classes ricas era moda moças mulheres  de vestido longos, olhos cor de garapa tocar piano. As danças eram valsas românticas àquelas mais lentas. Rancheira, mazurca é mais rápida tipo Mate Amarga rápida lenta romântica subindo ao céu. 
Pedro Ferreira de Moreira dom Inocêncio Piaui deixou de tocar sanfona porque um amigo de João Costa, na época Cambraia, vendo Pedro rasgar literalmente uma oito baixos disse aos amigos. ”pensei que Pedro fosse homem de negócio, mas é sanfoneiro”. Seu Pedro largou a sanfona e os filhos só aprenderam tocar sanfona porque não ouviram os conselhos do velo pai.

É isso, não sou critico musical nem historiador, mas dou minhas cacetadas. Ah, preciso saber conjugar o verbo perder: Presente

“Eu perco, tu perdes, ele perde, nós perdemos, vós perdeis, eles perdem”


ADÃO NHOZINHO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM CAVALO LAPA SP.

SANFONEIRAS MULHERES:

POBRE X RICO INVERSÃO: